Pesquisadores estão testando um novo tipo de bateria de íon de lítio que utiliza eletrodos de cristal único. Ao longo de vários anos, descobriram que essa tecnologia pode manter 80% de sua capacidade após 20.000 ciclos de carga e descarga. Para comparação, uma célula convencional atinge 80% após cerca de 2.400 ciclos.
Os pesquisadores afirmam que esse número de ciclos seria equivalente a dirigir aproximadamente 8 milhões de quilômetros em um veículo elétrico. Isso está próximo de fazer a bateria durar mais que outras partes do veículo. Eles usaram difração de raios-x por síncrotron para estudar o desgaste dos eletrodos. Um resultado interessante é que, após o uso, o eletrodo de cristal único mostrou muito pouca degradação. Segundo relatos, as baterias já estão em produção e espera-se que sejam utilizadas com mais frequência em breve.
A tecnologia também mostra potencial para outras aplicações exigentes de baterias, como o armazenamento de energia em redes elétricas. Naturalmente, baterias melhores são sempre bem-vindas, embora seja difícil prever quais novas tecnologias se popularizarão e quais serão esquecidas.
Há muitos pesquisadores trabalhando para criar baterias melhores. Até mesmo a inteligência artificial está entrando nessa área.
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